
jogo de aposta 1 real tigre Fintechs querem furar bolha do crédito com novo consignado privado, mas veem riscos operacionais
fotune tiger
data de lançamento:2025-03-27 19:20 tempo visitado:132
As fintechs —empresas que usam tecnologia para oferecer serviços financeiros digitais— querem furar a bolha do crédito de grandes bancos com o novo consignado privadojogo de aposta 1 real tigre, mas veem riscos na operação inicial que podem dificultar a adesão ao novo tipo de empréstimo.
As preocupações foram levadas a integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tema é tratado com cautela pelas entidades que representam as fintechs para não prejudicar o lançamento, nesta quarta-feira (12), do novo modelo voltado para os trabalhadores com carteira assinada.
As fintechs pediram ajustes técnicos para evitar que o modelo comece com oferta menor de crédito ou até mesmo com taxas de juros mais altas. Elas também querem garantir condições justas de igualdade na disputa pelo mercado com os grandes bancos que já oferecem crédito consignado, como o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, BMG e Safra.
A concessão do crédito será feita pela plataforma do eSocial. É nesse sistema que as empresas registram as informações trabalhistas e previdenciárias dos seus empregados, como contribuições pagas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), folha de pagamento e informações sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Por essa plataforma, será feito o pagamento da prestação do empréstimo e o desconto ocorrerá diretamente no salário.
A principal preocupação das fintechs é com a necessidade do processo de escrituração manual no MVP (Mínimo Produto Viável) –a versão inicial do produto que contém apenas as funcionalidades essenciais para funcionar e ser lançado ao mercado.
Leia tambémSistemas do INSS ficaram mais de 2 meses fora do ar, e Dataprev diz que falhas são naturais Trabalhador que quiser consignado privado não terá de sair do saque-aniversário; entenda
Na implementação do novo modelo, o trabalhador fará a contratação no eSocial pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A empresa do trabalhador vai receber uma comunicação informando sobre a contratação do empréstimo. A partir daí, a empresa terá que fazer a escrituração do empréstimo na sua folha de pagamentos para realizar o repasse do dinheiro. O repasse será feito na mesma guia que a empresa recolhe o FGTS do funcionário.
A ZA9BET está Autorizada pelo Governo. Faça seu Registro e tenha Saques no Pix. Faça seu Registro na ZA9BET e aposte em Esportes e...As fintechs veem risco na escrituração manual porque ela depende, na prática, de os RHs das empresas fazerem o processo, sem data fixa para o repasse. Se o empregador não fizer o procedimento, as fintechs consideram que há risco de não haver o repasse.
Um dirigente de uma entidade que representa o setor disse à Folha, na condição de anonimato, que a operação manual poderá ter impacto na precificação do produto. Ou seja, nas taxas de juros que serão ofertadas ao trabalhador.
Folha MercadoEle defende que seja definida uma data fixa para o repasse e que o novo consignado já comece com todo o processo automatizado. O diagnóstico é que o processo exige muitas etapas não automáticas e, portanto, o risco de falhas é maior num cenário de larga escala de novos credores, como se espera com o novo consignado. De acordo com o dirigente, a chance de dar errado é grande sem a automatização.
Hoje, existem cerca de quatro milhões de consignados privados para cerca de 42 milhões de trabalhadores celetistas com potencial de acessar o novo produto, de acordo com dados do Ministério da Fazenda.
As fintechs também alertaram o governo para o risco de cobrança individual pela instituição e da necessidade de se começar o processo já com a garantia do FGTS.
Elas receberam a informação de que o MVP começará sem a garantia do FGTS, somente com a cobrança do desconto em folha salarial. A legislação hoje permite ao trabalhador oferecer até 10% do saldo do FGTS. Uma vez que o trabalhador perde o emprego, não há mais salário para ser descontado. O FGTS, então, ficaria como garantia.
Representantes das fintechs apresentaram sugestões ao governo para mitigar os problemas. Entre elas, criação de um fluxo automatizado de gestão de folha, centralização do processo de repasse e cobrança, definição de mecanismos para casos de inadimplência, pagamentos parciais ou atrasos, ampliação do escopo de dados compartilhados e portabilidade no âmbito do Open Finance –sistema do Banco Central que permite a clientes compartilharem informações de suas contas com diferentes bancos.
As empresas financeiras digitais avaliam que os grandes bancos, por já operarem o crédito consignado, possuem mais informações sobre esses trabalhadores, como histórico salarial, se tiveram débitos ou deixaram de honrar alguma parcela. Sem informações compartilhadas, a avaliação é que a disputa no mercado com oferta de taxas menores ficará aquém do que se espera.
Os representantes de bancos e fintechs receberam a informação do governo que o modelo entrará em funcionamento com o MVP, após a edição da MP (medida provisória), e depois, no dia 27 de abril, será feita uma nova rodada de melhorias do sistema, de acordo com pessoas do setor bancário a par do tema. Outras medidas de aprimoramento serão introduzidas à medida que a Dataprev consiga desenvolver o sistema.
Integrantes do governo têm argumentado às fintechs e aos bancos que a MP trará uma obrigação legal para fazer a escrituração do processo da consignação e repasse dos valores. Se as empresas não fizerem, estarão sujeitas à sanção e multa.
Os técnicos ponderam também que as empresas já conhecem o eSocial e irão incorporar logo os novos procedimentos nas suas operações. O governo também está em contato com associações de contadores e de empresas de softwares de gestão, os chamados ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais), na tentativa de preparar os seus sistemas para fazer algum tipo de processamento mais automatizado.
Entre os bancos, a expectativa é a de uma disputa acirrada entre instituições públicas e privadas via taxas de juros menores na modalidade. A razão é que o relacionamento dos bancos com o setor privado é mais pulverizado —diferente do que acontece com servidores e aposentados em relação aos bancos públicos. Como antecipou a Folha, não haverá teto de juros para o novo consignado.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
jogo do.tigreAssinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Banco Central Lula sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/03/fintechs-querem-furar-bolha-do-credito-com-novo-consignado-privado-mas-veem-riscos-operacionais.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês newsletter folhamercadoNa Cosan, futuro se constrói com investimento nas pessoas
Laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos chega ao coração de São Paulo
Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online
Previdência privada viabiliza projetos de vida
Avanço da inteligência artificial exige forma de verificação humana anônima e segura
Saiba o que está em alta no mercado imobiliário
Ferramentas de retail media da Shopee ampliam vendas de grandes marcas
Mais de 20 milhões já usaram Uber Moto no Brasil
Projeto da Rede D'Or inova no enfrentamento de novas doenças
Histórias do Desenvolvimento 3: conheça o programa de financiamento Finame
Jogo Fortune TigerApostas BET - 3000 em Bonus | Segurança no ZA9BET SemprePepsiCo investe em sustentabilidade e transforma o negócio
Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética
Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova
Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes
Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde
jogo do fortune tigerCadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Nunes articula candidatura ao Governo de SP em 2026 com Tarcísio em disputa presidencialPrefeito, que precisaria renunciar após pouco mais de um ano de mandato, ficou animado com simulações em pesquisas
11.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Receita Federal divulga regras do Imposto de Renda 2025 nesta quarta; veja prazos e quem deve declararFisco vai atualizar limite de rendimento tributável que obriga a entrega da declaração e anunciar novidades
11.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Número de mortes por Covid no Brasil ainda é alto e se equipara à queda de 6 Boeings em 2025De janeiro a 1º de março, a doença matou 761 pessoas no país, segundo dados do Ministério da Saúde analisados pela plataforma SP Covid Info Tracker
11.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
OkPowered by jogo do tigre aposta @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by365站群 © 2013-2024